Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ mantém indenização a criança vítima de erro médico em hospital do DF

Publicado por Ashbell Redua
há 11 anos

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve sentença do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que reconheceu a responsabilidade de um hospital em decorrência de erro médico. A vítima, uma criança com Síndrome de Down, havia sido internada para uma cirurgia cardíaca, mas acabou tendo uma das pernas amputada parcialmente. Com a decisão, o hospital deverá pagar pensão vitalícia de um salário mínimo, a partir de quando a vítima completar 14 anos, além de indenização por danos morais e estéticos no valor de R$ 100 mil.

De acordo com o processo, movido pela mãe, o fato ocorreu em 2007, quando a criança, de apenas um ano e cinco meses de idade, foi submetida a cirurgia de sopro no coração. Durante a recuperação, apresentou um ferimento na perna, mas mesmo assim teve alta e, após algumas complicações, foi constatada infecção generalizada e risco de morte. O paciente foi transferido de volta para o hospital e foi submetido a mais duas cirurgias, uma no abdome e outra na perna esquerda, que apresentava sinais de gangrena e trombose.

Antes da total recuperação, obteve a segunda alta indevida, que também resultou em piora do quadro clínico. Na terceira internação, foi amputada parte da perna da criança. O hospital recorreu ao STJ contra decisão da Justiça do DF, que havia reconhecido a relação de consumo, aplicando o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em defesa, o hospital alegou que a falha foi do médico e não da instituição.

Segundo o ministro relator, Paulo de Tarso Sanseverino, o reexame das provas do processo, em julgamento de recurso especial, é proibido pela Súmula 7 do STJ. O número do processo e o nome dos envolvidos não foram divulgados por causa do sigilo judicial.

Fonte: www.stj.gov.br
  • Sobre o autorEspecialista em Direito Militar, Tributário e Bancário.
  • Publicações22
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações425
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-mantem-indenizacao-a-crianca-vitima-de-erro-medico-em-hospital-do-df/111891560

Informações relacionadas

Bruno Rollemberg, Advogado
Artigoshá 4 anos

5 fatos que o consumidor precisa saber sobre o TOI- Termo de ocorrência e inspeção, aplicado por concessionária de energia elétrica.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)